segunda-feira, 16 de abril de 2012

KEEP CALM AND...



Com certeza você já leu esse slogan, ou alguma variação dele. “Keep Calm and Carry On” ou mantenha a calma e siga em frente.

Essa frase apareceu em uma série de cartazes criados na Iglaterra, pelo Ministério da Informação, no início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, com o intuito de tranquilizar as famílias britânicas caso os nazistas invadissem a Inglaterra. Eram três cartazes, com a mesma tipologia - o ícone representando a coroa britânica, duas cores e frases de impacto.

O primeiro, uma tiragem de 400 mil exemplares e  trazia o texto “Your courage, your cheerfulness, your resolution will bring us victory” (sua coragem, sua alegria, sua resolução nos trará a vitória). O segundo, teve uma tiragem 800 mil exemplares, com a frase “Freedom is in peril, defend it with all your might” (a liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força). O último da série – “Keep Calm…” – foi pensado para ser divulgado caso as coisas realmente ficassem complicadas – e a Alemanha invadisse o Reino Unido. Foram impressos 5 milhões de cartazes, que ficaram estocados. Como isso não aconteceu, os pôsteres foram destruídos. Restaram apenas sete. Seis, encontrados em 2009 e foram para o Museu Britânico da Guerra e um foi encontrado em uma livraria em Alnwick , no norte da Inglaterra.

Stuart Manley, proprietário da Barter Books, descobriu o cartaz no fundo de uma caixa de livros velhos que havia comprado em um leilão, no ano 2000. Gostou tanto que pendurou o cartaz em sua loja. Percebendo  que o cartaz agradava aos clientes passou a vender reproduções, estimasse que até 2009, já havia vendido mais de 40 mil cópias do pôster. A própria Barter fez um vídeo de três minutos em que conta esta história – lançado no último dia do mês passado, ele já tem mais de 800 mil visualizações.
Ao atingir tamanha popularidade e ganhar a internet o cartaz passou a receber novos formatos  e estampar diversos objetos de decoração, acessórios, camisetas, móveis e por ai vai...
 







A MINHA FAVORITA, OLHA QUE CHARME ESSA CADEIRA: 


Alguns desses podem ser encontrados nos sites:
Entre outros.

Os pôsteres passaram a ser parodiados e misturados com várias outras referências. Algumas engraçadíssimas:












Até guloseimas, seriados, filmes e livros entraram na dança:









 E se fosse no Brasil, se houvesse uma guerra por aqui, como seriam nossos cartazes e qual seria a reação das pessoas ao vê-los?

Essa resposta eu não tenho, mas posso afirmar que os brasileiros também entraram na onda “keep calm” e fizeram suas paródias, veja alguns exemplos:







E é lógicooo que eu também entrei na onda, além do poster de intro do post, fiz mais alguns:



Quer fazer o seu também?

Entre no site e use toda sua criatividade: http://www.keepcalm-o-matic.co.uk/#createposter



Até mais amorecos e amorinhas. 

bjbj =)

2 comentários:

  1. Aaaeeee Caroleeettsssss.. Keep calm and força na peruca!! rsrsrsrs.. ; )

    ResponderExcluir
  2. ahahahahah... kd a opcao curtir desse blog?!

    ResponderExcluir